Já alguma vez vos tinha passado pela cabeça este tema? O que acontece às contas nas redes sociais das pessoas que morrem? E quem fala de redes sociais fala de tantas outras coisas, o Blogger por exemplo.
Falando da rede social mais em voga, o Facebook, o que acontece ao perfil de alguém que morre? Embora não pensemos nisto, esta situação coloca-se todos os dias, porque todos os dias morrem pessoas com perfil criado no Facebook. Já tive a situação de uma rapariga que trabalhava comigo falecer, e a sua conta no Hi5 continuou activa, ficando um familiar seu a gerir a página, não deixando efectuar mais pedidos de amizade. Password memorizada no computador deve explicar isso.
É uma situação constrangedora para família e amigos ver o perfil de alguém que faleceu, ver as suas publicações no dia anterior à sua morte, ou no próprio dia. Fui pesquisar sobre isso e encontrei um texto em inglês que traduzi para português pelo tradutor da Google e depois tratei-o e adaptei-o de forma a ficar perceptível.
"O Facebook instituiu uma política há alguns anos a respeito de como lidar com os perfis de pessoas falecidas. Os familiares podem escolher uma de duas opções: fechar a conta - apagar permanentemente a conta, a pedido da família - ou converter a conta num perfil memorial. A empresa Facebook afirma que nunca irá dar informações de login a qualquer pessoa, mesmo sendo familiar.
Antes de fazer qualquer alteração, o Facebook exige a prova de que o usuário morreu mesmo. Primeiro, alguém deve preencher um formulário on-line para relatar a morte do usuário. Dentro desse formulário há um espaço para incluir um link para um obituário ou reportagem que confirma a morte. Funcionários do Facebook vão rever o perfil do usuário para verificar se não houve nenhuma actividade recente. Só então a empresa inicia o processo de conversão.
Um perfil passa por várias mudanças quando se muda para memorial. O Facebook remove as informações sensíveis a partir do perfil, isso inclui informações de contacto e endereços. A empresa também remove as actualizações do estado para proteger a privacidade do usuário falecido.
O Facebook muda as configurações de perfil para que apenas os amigos possam encontrar o perfil e postar informações no mural do usuário. Isso permite que outros membros visitem o perfil e usem-no como um lugar de luto, evitando o vandalismo digital. Pesquisas para um usuário falecido no motor de busca do Facebook não irão listar a página memorial. A empresa também irá desactivar as informações de login do usuário, isso evita que alguém tente adivinhar a senha do usuário falecido.
Se ninguém contactar a empresa sobre o falecimento do usuário, a sua conta continuará activa por tempo indeterminado, uma vez que o Facebook não elimina contas por inactividade. Continuando activa, a conta fica aberta a comentários, visualizações e pedidos de amizade."
De realçar uma aplicação que existe para o Facebook chamada "If i Die", que consiste na gravação de uma mensagem que posteriormente (3 dias após a morte) poderá ser publicada no mural do falecido através de um amigo. Eu nem tentei, Deus me livre!
Tema muito chato o de hoje, e sério. Como funcionará o Blogger nestes casos???
Formulário de óbito do Facebook
6 comentários:
Por acaso arrepio-me a cada vez que a foto de perfila de uma amiga que morreu há mais de um ano aparece como sugestão para eu adicionar...Não fazia ideia que o FB tivesse uma política quanto a isso. Acho bem!
Por acaso já pensei nisso inúmeras vezes. É tão estranho! Ainda por cima tenho 2 colegas e 1 familiar que morreram recentemente e lá de vez em quando deparo-me com os perfis deles e imensas mensagens que os amigos deixam por lá...
É tão estranho ver as antigas actualizaçoes dessas pessoas.. e mesmo quando nós vamos às nossas fotos e vemos comentários deles lá! Arrepiante..
Por acaso já sabia dessa política do facebook e concordo plenamente.
Vais-t lembrar de cada uma...lol
Tb tenho uma amiga que faleceu mas a mãe não deve saber do memorial pq continua activa.
Mas acho bem essa politica..
Já m tinha ocorrido isso mas no blogger...
Por acaso já tinha pensado nisso, mas nem sequer me passou pela cabeça ir pesquisar sobre isso, so tu :p
Credo, nunca me tinha ocorrido tal coisa!
Curiosamente, um amigo meu morreu há mais de um ano e a conta de facebook dele continua activa... Realmente era interessante saber como funciona o blogger nestas situações, não faço ideia!
Enviar um comentário