Images

Crónicas da Holanda: As estranhas sanitas holandesas...

Hoje a rúbrica "Crónicas da Holanda" vai-se debruçar sobre a sanita...!! Sim, isso mesmo, mais concretamente sobre o maravilhoso mundo das sanitas holandesas!! Há muitas pessoas de Portugal que já estiveram na Holanda, e, por razões de força maior, de certeza que se depararam com um estilo de sanitas um pouco diferentes das que vemos no nosso país.

Mas afinal onde está a grande diferença? Bem, o buraco da sanita não está no meio mas sim à frente, tal como podem observar nas fotografias em baixo. Numa normal sanita, como temos no nosso país, todo o material expelido pelo corpo, liquido e sólido, cai logo no buraco e pronto... apenas temos que usar o piaçaba para eliminar os efeitos secundários da falta de pontaria no buraco, e algumas vezes, poucas, a sorte está do nosso lado e não é necessário.

O que acontece nas sanitas holandesas? O que acontece é simples... faça-se o que se fizer... líquido ou sólido... não cai no buraco... fica simplesmente ali na porcelana estagnado... sendo alvo de olhar da pessoa... para poder observar a obra de arte proveniente do seu próprio corpo. Porquê de ser assim, e tem a sua lógica falando seriamente... permite que a pessoa observe os seus dejectos para verificar se existe algo de errado, sobretudo a presença de sangue. Depois de efectuada a observação, puxa-se a água... e uma forte descarga vinda de trás leva todo o conteudo para o buraco... e neste tipo de sanitas a utilização do piaçaba é muito reduzida quando comparado com a utilização em sanitas convencionais.

Pois bem... tenho a dizer que as sanitas holandesas primeiro estranha-se e depois entranha-se... quanto mais não seja pela pouca utilização do piaçaba e pela eliminação do factor "splash"!!! Agora, para pessoas sensiveis no que toca à visualização de resíduos do corpo... então aí não aconselho mesmo!



1 comentários:

Unknown disse...

Desconhecia tantas diferenças para o mesmo fim e cheguei à conclusão que as que temos cá em casa já são do tipo holandesas.
Claro que o piaçaba entra em funções sempre que o produto intestinal fica colado no vaso.
Fica bem deixar o WC limpo.