Images

Festas de Santo António cria guerra entre bairros

Andamos sempre à espera que chegue a altura dos Santos Populares para podermos festejar até às tantas da noite a comer bifanas e sardinhas e a encharcar a vela com cerveja. Mas estas festas demoram uma eternidade a chegar e passam num ápice, as festas da cidade de Lisboa, o Santo António, já passaram e é sobre elas que vou escrever.

Uma das competições mais renhidas de Lisboa é o Desfile de Santo António, onde 20 bairros tradicionais da capital competem entre si pelo título de melhor marcha do ano. Os itens a avaliar são os seguintes: Coreografia, Cenografia, Figurino, Melhor Letra, Musicalidade, Melhor Composição Original e Desfile na Avenida.

Este ano de 2014 não fugiu à regra, mais um grande desfile vencido novamente pelo bairro de Alfama, seguido de Alcântara e Bairro Alto. Nunca fui a estas festividades, aguardo convite de um lisboeta, mas gosto mais do espírito mais populista do São João, no Porto não há competições pelo mais belo desfile ou melhor roupa... simplesmente vamos para a rua mandar marteladas... há lá coisa mais divertida!!!

Mas há um problema nas marchas de 2014 que é o seguinte... o bairro de Marvila ficou indignado com a sua classificação final, 12º é inadmissível. Pois é... não há direito! Venceram o prémio de melhor composição original e mesmo assim ficaram em 12º... foi mau e isso até deu direito a uma manifestação de indignação no dia seguinte. E aí percebo o porque de isto não existir no Porto, não estava a imaginar o bairro do Lagarteiro, ou do Aleixo, a ficar indignado e no dia seguinte marcar uma manifestação de indignação, seria a guerra civil no Porto por certo.

Vá lá malta de Marvila, pode ser o objectivo de um ano inteiro, mas não passa de uma festa popular... não vale a pena manifestações por algo tão pequeno, certo? Há tantos motivos no nosso país para manifestações com causas nobres... agora... um 12º lugar nas marchas de Santo António? Podia ser pior... foram 20 bairros a competir... 12º ainda garante um lugar na I Divisão das marchas no próximo ano...!!!

0 comentários: