Images

Holanda: Cá vai um pequeno guia de viagem para Portugueses

E pronto, terminou a minha saga por terras holandesas, foram 33 dias neste país, o que me permite ter uma pequena noção de como é a vida por lá. Para os portugueses que pretendam lá passar uns dias de férias, cá vão alguns conselhos a ter em conta.

Se forem de avião não se preocupem, os transportes públicos são bastante desenvolvidos, permitindo deslocações por todo o país sem grandes problemas, os preços são um pouco elevados para a bolsa portuguesa, mas é sempre um descanso. Nas grandes cidades podem sempre optar por circular de bicicleta, como fazem grande parte dos holandeses, existem vários locais para alugar.

Se forem de automóvel não se preocupem com portagens porque simplesmente não existem, as autoestradas são pagas pelos próprios holandeses numa taxa paga todos os meses por quem tem carro. As estradas são de grande qualidade e a velocidade máxima é de 130 kms/h. Quanto aos combustíveis, são mais caros do que em Portugal, portanto preparem a bolsa para cerca de mais 20 cêntimos por litro! A gasolina é mais cara do que o gasóleo tal como no nosso burgo... e a boa notícia vai para os possuidores de carros a GPL, existe gás em quase todas os postos de abastecimento e os preços são iguais aos praticados em Portugal, em alguns locais até mais barato.

Quanto a dinheiro e cartões, levem alguns euros na carteira... existem Multibancos, mas não com a abundância com que se vê em Portugal. Se o vosso cartão Multibanco for Maestro, então estão em casa, funciona em todos os estabelecimentos comerciais... se não for... esqueçam... tirem dinheiro do Multibanco mais próximo e paguem tudo com dinheiro vivo. São muito raros, raríssimos, os locais que aceitam outro cartão que não seja Maestro!!


O país é seguro, mas como em todo o lado, sobretudo em grandes centros urbanos, convém estar sempre atento a carteiras e valores. Se saírem, sobretudo à noite, não deixem casacos, com ou sem valores lá dentro, em locais sem vigilância constante... estes são desviados com muita frequência!!

O Grande Dique

A Holanda é um país com um bom nível de vida, o salário mínimo é bastante maior do que no nosso país e os bens, na sua maioria, são mais caros que em Portugal... no entanto não são proibitivos para uma carteira portuguesa de classe média, ou seja, é mais caro, mas não exageradamente mais caro.

Todas as marcas multinacionais também marcam, obviamente, presença no país das Tulipas... portanto nas ruas comerciais holandesas vê-se muito logotipo conhecido de Portugal.

Os Holandeses são um povo muito simpático e com a mente aberta, demasiado aberta para a mentalidade portuguesa... mas rapidamente nos habituamos a casas sem cortinas... urinóis completamente a céu aberto no meio da rua... casais homossexuais na rua... consumo de substâncias estranhas à vista de todos... mulheres quase nuas em vitrines... etc etc!! Toda a população, desde os mais pequenos aos mais idosos, fala inglês na perfeição, portanto é fácil fazerem-se entender. Se derem uns toques no alemão... estejam calados... eles não gostam muito disso devido a questões históricas.

Ahhhh... e esqueçam o café... é caro e é horrível... mas isso já seria de esperar... qualquer português que se preze sofre deste problema no estrangeiro... excepto em Itália!

Disfrutem!!!

0 comentários: