Images

A grande tecnologia do divertimento nos anos 80 e 90... Ioiô Russel da Coca-Cola

Hoje em dia a criançada é bombardeada com grandes novidades ao nível do divertimento electrónico, ainda recentemente, mesmo tendo em conta a crise do país, saiu uma tal de Playstation Vita... vulgo PSVITA, que não sei bem no que consiste... a mim parece-me uma já banal PSP (não Polícia de Segurança Pública mas Playstation Portable). O que tem de novo... não sei... mas alguma coisa deve ter... deve ser 3D ou algo do género!

Mas estas geringonças modernaças há uns aninhos atrás eram impensáveis... vai daí a canalhada entretinha-se com coisas mais humildes... tipo... yo-yos, ou ioiôs em português... sim, nos anos 80/90 por vezes chegava a "Febre do Ioiô"!! Julgo que hoje em dia uma criança só acharia piada a um ioiô durante 20 segundos... tempo para ir abaixo... vir acima... ir abaixo... começar a enrolar-se todo na subida... e depois desistir e arrumar o ioiô para sempre! Hoje seria assim... mas antigamente não... e se queríamos algum tempo de antena na turma, tínhamos que fazer grandes movimentos... satélites... cama do gato e passear o cão entre outros!

Mas atenção... não eram uns ioiôs quaisquer... não não! Tinham que ser da marca Russel... mais... tinham que ser Russel da Coca-Cola... isso sim era fixe!!! Também haviam da Fanta e da Sprite, mas os da Coca-Cola eram mesmo os Top! Mas quem é o Russel perguntam vocês... o Russel (Jack Russel) era um jogador profissional de ioiô que em 1947 teve a ideia de criar uma produção de ioiôs e ligá-los a promoções de outras empresas! Nasceram os ioiôs da Coca-Cola... (empresa que nunca anda alheada destas coisas... nem sei como não existiram Pega Monstros da Coca-Cola)!
Eu tive um Russel da Coca-Cola, pena não saber onde está, e tinha tanta estima por ele que muito raramente jogava com ele... resultado... não sabia fazer nenhuma pirueta digna de registo... mas tinha um Russel... e isso é que importava!!! Que saudades do meu Russel... onde andará ele...
Também haviam uns Russel da Coca-Cola Edições especiais... mas isso era para os verdadeiros predestinados... o que não era o meu caso!! O curioso é que encontrei pela net que existem fervorosos coleccionadores destes ioiôs espalhados pelo mundo... com um espólio fantástico! Arranjem-me um... pode ser?

Ioiô VS Playstation... isto não é vitória garantida para a geringonça da Sony!!!

2 comentários:

Bicho do Mato disse...

Oh que saudades :)*

Anónimo disse...

Eu bem que tentei ser feliz com esse brinquedo mas não consegui. Não tinha jeitinho nenhum para a coisa!