Images

Dúvidas e questões da malta: Rasto branco que os aviões deixam quando voam alto... o que é???

Aposto que já toda gente reparou nisto, quando os aviões voam lá muitttttooooooo alto deixam no céu um rasto branco não é? Quando pergunto às pessoas o que é aquilo, normalmente tenho esta resposta "é o fumo do motor"! Mas então, se assim é... porque não há esse fumo do motor quando os aviões voam mais baixinho???

Eu respondo!!!! Não é fumo do motor não!

Primeiro ponto - Na zona da atmosfera por onde voam os aviões com motor a jacto existem gotículas de água muito fria.

Segundo ponto - Os gases de escape de um avião destes sai a cerca de 300-400 graus, muito quentinho convenhamos!

Terceiro ponto - Estes gases de escape muito quentes ao chocar com gotículas de água da atmosfera, muito frias, fazem logo a condensação da água, que por seu lado passa directamente do estado líquido para o gasoso, e assim se forma aquela nuvem branca que sai dos aviões, que depois se vai desvanecendo com o passar do tempo.

E aqui estou eu armado em sabichão. Hoje não deu para mais... hoje é dia não porque estou a trabalhar... a um Sábado... não há respeito...

Bom fim de semana para todos! Aproveitem bem o fim de semana totalmente livre...

13 comentários:

Rita disse...

Heheeeee Esta eu sabia! :D

Anónimo disse...

Não sei como percebes tanto de aviões... acho estranho :)

Bom trabalho!

Filipe Ribeiro disse...

Eu não pesco nada disso!!!

jiboia disse...

Eu pensava que eles levava um gás qualquer como há nas discotecas..

Filipe Ribeiro disse...

Curioso! Eu também pensava que era isso!!!!

Anónimo disse...

eu não digo estou sempre a aprender neste blog :)


bjinho :)

Catarina Gomes disse...

Eu também já sabia esta! Mas porque foste tu que me ensinaste!!!

Inês disse...

Então o fumo branco é água...Estás a trabalhar ao sábado???É muito chato eu sei...Mas a minha pessoa teve o fim de semana de folga!!!

Rita J. disse...

adoro o blog :D

xxxxxx disse...

Engraçado, pensava que eram os ASAS......heheheh
Mama a bucha ó nabo...

Sôzinha disse...

Não fazia ideia, se me perguntassem também diria que era fumo do motor... Estamos sempre a aprender =)

Unknown disse...

adorei teu blog!
estou te seguindo!
beijao :D

SuperSónica disse...

Ainda ontem vi um avião desses e perguntei-me pk seria o rasto. E agora voilá, eis a resposta!