Images

Mas que mau tempo... Catástrofe de 1755 vai voltar a repetir-se????

Este tempo anda estranho... chuva... vento, muito vento... tornados até...! Ainda na segunda-feira de madrugada eu fazia a minha habitué viagem entre o Porto e Leiria, e quando passei a ponte da Arrábida pensei que o meu Corsinha ia levantar voo... tal não era a força do vento lateral! O fim do mundo está próximo... ou pelo menos está para acontecer algo catastrófico!


E isso fez-me relembrar a história bem verídica do terramoto de 1755 em Lisboa. Era o dia 1 de Novembro de 1755, era feriado e por volta das 09h40 Lisboa foi massacrada por um sismo de magnitude 9 na escala de Richter, e como um mal nunca vem só... logo a seguir veio um Tsunami com uma altura de 20 metros!

Morreram cerca de 90 mil pessoas... isso mesmo... 90 mil pessoas! O que havia a fazer? Marquês do Pombal, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra na altura respondeu a famosa frase: "Enterram-se os mortos e cuidam-se os vivos".

Este blogue está a tornar-se num poço de cultura! Mas ainda há mais! Há sim! Há uma expressão que ainda hoje é usada que advém do que se passou em Lisboa em 1755, sabem qual é? Rés-vés Campo de Ourique. 

E porquê? Porque quando o terramoto assolou Lisboa, destruiu a cidade até à zona de Campo de Ourique, que ficou intacta. A partir daí o ditado generalizou-se. E esta hã???

12 comentários:

M. disse...

Sempre a aprender. Já agora também me vou armar. Recomendo, sobre o tema, o livro "o pqueno livro do grande terremoto" do Ruitavares. Do melhor que há...

Gi disse...

Gostas de História?

Anónimo disse...

Essa já sabia :p

Shell disse...

Ehhh pah que eu desconhecia e por vezes essa expressão até me sai :D mas olha que realmente como isto anda não tarda nada temos uma coisa do género, salvo seja... * beijinho

S* disse...

Rés-vés Campo de ourique. Digo isso tantas vezes e nunca soube porquê. :D

Inês disse...

O tempo abafado que tem estado não era de bom...o resultado está à vista...

Daniela disse...

extrema cultura. só atrais é desgraças :(

Cece disse...

foi do flash coitadinha XD

DoceSussurro disse...

Detesto sentir a Ponte d'Arrábida a abanar... Meeedo :s

Ah! e tbem detesto esta Merd@ de tempo :(

Beijinho*

Catarina Gomes disse...

Andamos a ficar muito culturais não haja duvida!

Anónimo disse...

EU ADORO ESTE BLOGUE ( digo isto pela milésima vez)
sabia lá eu de onde veio a expressão "Rés-vés Campo de Ourique. "

Pampas disse...

As coisas que uma pessoa aprende contigo!!! Espero que não ocorram sismos, pelo menos aqui para o Norte, porque já basta inundações e uma pessoa agora está de cama e nem tem reflexos para se proteger de nada =P