Images

Como se chama a um cidadão dos Estados Unidos? Estadunidense...ah...ok!

Sabiam que no Brasil se referem aos cidadãos dos Estados Unidos como estadunidense? ´É verdade mesmo! Pensei eu... hummmm que coisa mais estranha... vou ver à net e eis o que encontrei:

adj. Relativo aos Estados Unidos da América.
s.m. e s.f. O natural desse país. (Sin.: norte-americano.)

Pois bem, está dentro dos parâmetros! Está certo sim senhor, pode não soar muito bem, mas está certo! Mas depois comecei a pensar um pouco sobre uma situação que já me tinha pensado pela cabeça... pensem comigo:

Cá no burgo como nos referimos aos cidadãos dos Estados Unidos? Ou Americanos... ou Norte-Americanos, certo??

Ora bem... Americanos... Americanos são todos os habitantes do continente Americano, certo? Um argentino é um Americano!! Um brasileiro é um Americano! Chamar Americano não está correcto.

Norte-Americano está certo? Não!!! E um habitante do Canadá é o quê??? Norte Americano, certo??? Também não é por aí! 

Estadunidense? Soa mal? Sim, soa... mas no fundo... não estará correcto??? Uhhhh, dá que pensar!!!


Estados Unidos - Adorava lá ir!!!



Ai não que não gostava...

8 comentários:

Catarina Gomes disse...

Hehehe! Grande ideia para tema aqui no teu blogue! Já falamos sobre isto :)

Inês disse...

Por acaso acho Estadunidense um bocado estupido. Para mim quem vive nos EUA é Norte-Americano.
Gostava de fazer duas viagens aos EUA. Uma a Las Vegas para ver algum concerto fantástico, outra a Miami para praia e noite, o dolce fare niente.

Orquidea disse...

Excelentes fotos que escolheste Filipe!

A tua questão é muito pertinenete sim. Claro que sabia que os brasileiros dizem "estadunidense". Em montes de consultas que faço na net, essa palavra aparece em tudo o que é canto!

Quem sabe se mais um acordozito ortográfico nos põe a dizer "o povo estadunidense" em vez de "o povo americano".



Beijinhos importados da terra do tio Sam em exclusivo para ti!! :)

Por isso e por muitos outros motivos é que o acordo ortográfico tende para o portuguÊs do Brasil. É o mais falado e acabará por suprimir o nosso. Buaaaaaaaah :(

Anónimo disse...

Por acaso também acho que faz mais sentido, apesar de não soar tão bem...

coruja disse...

O anónimo era eu.

SuperSónica disse...

Mas que palavrão!!!!!!!

Anónimo disse...

Aconselho a leitura destes dois links em baixo, que explicam o porquê de se ter começado a chamar Estadunidenses no Brasil (em Portugal sempre foi "Norte-Americanos ou simplesmente "Americanos"). Toda a gente sabe que país nos referimos quando dizemos "América" e quando nos referimos ao continente temos que acrescentar a palavra "continente", tal como S. Paulo é a cidade e temos que acrescentar "Estado" para se saber que nos referimos ao Estado de SP... Isso é uma questão meramente politica e ridícula, tendo em consideração que os Estado Unidos da América fazem fronteira com os Estados Unidos do México... Se ambos têm "Estados" no nome, porquê criar esta confusão toda?
Já agora, os Brasileiros também inventaram uma nova palavra para os Canadianos, para eles são Canadenses, uma vez que resolveram chamar às "muletas" de "canadianas" e agora para eles é errado uma palavra que sempre foi correcta... Tal como chamam às Caraibas de Caribe e outras nomes assim "inglesados". O Português Europeu é diferente do Português do Brasil, e na maioria das vezes o Português do Brasil mudou por influência de palavras inglesas (importadas da tal"América") e o Português Europeu mantém mais a sua ligação ao latim.
http://www.revistabula.com/4495-estadunidense-e-norte-americano-as-palavras-e-a-fraude/
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/americano-norte-americano-ou-estadunidense/