Images

Navio-Escola Sagres - 50 Anos ao serviço de Portugal

O grande Navio Escola Sagres comemora este ano o 50º Aniversário ao serviço de Portugal. Muitos parabéns a este ícone do nosso país. A actual Sagres é o terceiro navio com essa denominação, estamos portanto na presença da Sagres III. O NRP (Navio da República Portuguesa) Sagres já percorreu cerca de 1 Milhão de Kms (580 mil milhas) pelos mares e oceanos de todo o mundo. Já deu 3 voltas ao mundo, em 78/79, 83/84 e em 2010... é obra!!!

Eis a história desta jóia:

Foi construído em Hamburgo sob o regime Nazi para desempenhar funções como navio-escola e foi lançado ao mar em 1937 com o nome de Albert Leo Schlageter.
Com o fim da II Guerra Mundial e a derrota da Alemanha, o navio Nazi foi capturado pelo Estados Unidos que posteriormente o vendeu ao Brasil pela quantia de 5.000 mil dólares, um valor simbólico, no ano de 1948.

No Brasil foi baptizado com o nome de Guanabara, onde serviu como navio-escola até 1961, altura em que foi adquirido por Portugal por 150.000 mil dólares para substituir a velhinha Sagres II, que entretanto regressou à Alemanha para um museu. A Sagres entrou ao serviço da Armada portuguesa em 1962.

A Sagres tem mais 4 navios gémeos construídos pelo mesmo estaleiro:

- Gorch Fock de 1933 ainda existe e está ancorado na Alemanha, sem ser utilizado.

- Horst Wessel de 1936 que ficou na posse dos EUA e navega sob o nome de USCGC Eagle ao serviço da guarda costeira dos Estados Unidos.

- Mircea de 1938 que serve como navio-escola na Roménia.

- Herbert Norkus de 1939 foi destruído ainda em doca seca aquando de um bombardeamento.

A Sagres na sua versão má. Navio Nazi Albert Leo Schlageter.



A Sagres na sua versão Guanabara. Marinha brasileira.

A nossa Sagres!

1 comentários:

Macho Beirão disse...

Não me apraz dizer nada acerca deste tema, venha outro, mais polémico de preferência!