Images

Eutanásia para crianças: Sim ou não??

Hoje o tema é a sério, não há brincadeiras. Tem sido muito falado o facto da Bélgica ser o primeiro país a permitir a eutanásia em crianças de qualquer idade. 

Na Holanda essa eutanásia já é permitida, mas apenas em crianças a partir dos 12 anos, no caso belga é em qualquer idade.
É um assunto muito sensível de facto, a ideia de ter uma criança a morrer por sua própria vontade é algo que choca imenso, sim porque esta nova lei só se aplica se a criança também aceitar morrer.

Para uns é um acto amor, terminar com o sofrimento interminável de um filho... para outros é um acto criminoso... um assassínio.

O que eu acho sobre isto? Não acredito que o Rei belga promulgue esta nova lei. Nenhum pai/mãe quer ver um filho morrer... lutam até à última força, até ao último cêntimo para manter o seu filho vivo... a questão da eutanásia é algo que os pais não querem ouvir sequer. 
Colocar a questão nas mãos de uma criança parece-me absurdo, se só são maiores de idade e independentes a partir dos 18... porquê deixar uma decisão de vida ou morte nas mãos de uma criança? 
Sou contra esta nova lei, cujo o nome, eutanásia de crianças, já me choca... mas também consigo ouvir e dar valor a alguns dos argumentos das pessoas que são a favor.

Que me dizem sobre isto???

2 comentários:

Coruja Branca disse...

Para ser sincera, não sei muito bem o que pensar. Concordo com o que dizes sobre o facto de uma criança não ter maturidade e/ou capacidade para tomar uma decisão destas. Por outro lado, penso que haverá situações em que uma criança que está em fase terminal mereça que seja posto um fim ao seu sofrimento. Penso que isto tem que ser muito bem legislado e cada caso deverá ser analisado com muito cuidado.

Coruja Branca disse...

Sinceramente, consigo encontrar argumentos válidos dos dois lados deste debate. Por um lado, acho que tens razão quando dizes que uma criança poderá não ter maturidade para decidir. Por outro lado penso que haverá casos em que uma criança em fase terminal mereça que seja posto um fim ao seu sofrimento. Penso que, a ir para a frente, isto terá que ser muito bem legislado e cada caso cuidadosamente analisado.