Images

Noite dos Óscares... espera lá... mas quem é o Óscar???

Ontem foi a grande noite da entrega dos Óscares. Muita gente ficou acordada até altas horas para saber quem ganhava o quê. Eu não... tive que deitar cedo porque hoje as 05:30 já me estava a levantar para fazer mais um Porto-Leiria... mas às 06:00 já estava a saber tudo nas noticias da Renascença. O filme "Discurso do Rei" foi o grande vencedor... acho que é merecido... mas a verdade é triste... eu adormeci a ver esse filme no cinema!!! Verdade! A primeira vez que tal me aconteceu foi num filme vencedor de Óscares... sou um mentecapto!

E enquanto conduzia pensava... ah e tal os Óscares... Óscar para cá... Óscar para lá... mas alto lá...! Alto lá! Afinal de contas quem é o Óscar???? Já tinham pensado nisso? Curioso, só pensei nisso hoje! Como é possivel nunca me ter perguntado sobre quem seria esse tal de Óscar!


Pois bem, vamos por etapas... a 1ª vez que houve a cerimónia foi em 1929, e ontem foi a 83ª edição da entrega dos Óscares, É o mais cobiçado prémio do mundo cinematográfico.

Mais... o bonequinho dourado mais procurado, cujo o verdadeiro nome é Prémio de Mérito da Academia, é uma pequena estatueta de 35 cm de altura que pesa quase 4 Kgs, feita de estanho folheado a ouro de 14 quilates em forma de cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. O seu valor real é de 200 dólares... mas o valor simbólico é muito maior.

Mas então porque raio o Prémio de Mérito da Academia se chama Óscar??? A teoria mais conhecida é a seguinte: "A versão mais popular e conhecida para o nome dado «ao careca dourado», é da autoria da secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Óscar" Ora... o tio Óscar é uma enorme celebridade desde então!!!

A outra teoria é a seguinte: "Outra versão dá conta que a actriz Bette Davis o teria apelidado assim, dado a semelhança da estatueta com seu primeiro marido" Pois bem, divorciou-se... pudera... ter que aturar aquele brilho amarelo todos os dias não deveria ser fácil... e quando o Óscar pedia para ela o polir... aí é que era mau!!!!!

Óscares de todo o mundo... sintam-se felizes! Pelo menos uma vez por ano toda a gente fala em vocês!!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Será que existiu alguém capaz de encontrar qualquer tipo de parecenças entre o boneco dourado e algum marido ou tio? É que aquilo não se parece mais do que com um... boneco! (O cisne negro, na minha opinião, não vale a pena!)

Anónimo disse...

olha eu foi às 5.55 tb em direcção a Leiria lol

Pampas disse...

Ahhh eu já tinha tido essa curiosidade, toma =P Tenho-te a dizer que não sei como é que adormeceste no discurso do rei!! Eu normalmente detesto todos os filmes que ganham o óscar de melhor filme mas adorei este! Talvez por ser de saúde, não sei, mas todas aquelas terapia fizeram-me rir ;)

Anda ao carnaval de ovar mas é, podes vir mascarado de tio óscar que eu deixo =P

Inês disse...

O Óscar é eunuco...

M. disse...

Devem estar quase a acontecer, não é?

Não falho uma transmissão:)

Orquidea disse...

Os teus post são uma delícia... tu tens mesmo jeito para isto!!
Eu ainda estive a ver a cerimónia até mais de meio... mas depois fiz como aquele nadador que se propôs a atravessar a nado o canal da mancha... e quando estava a cerca de 3/4 do percurso, já exausto disse para ele próprio... «Não consigo chegar ao fim»... e voltou pra trás...
:)))
Pois, fui para a cama no melhor da noite, quando estavam prestes a serem anunciados os prémios mais importantes!!!
(o sono é lixado!)

Anónimo disse...

Só tu para falares da origem dos Óscares !=)
eu também não vi a grande gala dos óscares

Cat disse...

Insistam no que quiserem, mas Óscar é mesmo nome de gato ou de peixe!

PFIA disse...

O Óscar é o golden retriever do senhor Zé. :)

S* disse...

Falaste nos óscares mas não dos vestidos... uau!! ahahah

Eli disse...

Conclusão: todos os Óscares são carecas!


ahahah

:))

Cláudia disse...

Concordo com a S*... Pelo menos não falaste dos vestidos :)

disse...

De facto, foi uma boa pergunta que te fizeste. Foi sim senhor :p
Beijinhos

Me,myself & I! disse...

Ai!
O que eu adoro estes teus posts...
ÉS DEMAIS!