Images

Fome no Mundo? Mas qual fome?


Hoje voltei a ver o site online do Jornal de Notícias, e mais uma vez deparei-me com notícias que tenho que falar sobre elas. Desta vez até foram 2 notícias que me fizeram confusão, senão vejamos:

Li esta notícia primeiro:
"O número global de pessoas com fome crónica ascende a 925 milhões, revela um relatório divulgado ontem em Roma pelo Fundo das Nações Unidas para a Agriculura (FAO)." ;
"Com uma criança a morrer a cada seis segundos devido a problemas relacionados com a subnutrição, a fome continua a ser a maior tragédia do mundo"

Isto é bastante grave! 6.8 mil milhões de pessoas é a população mundial (dados de Abril de 2010) e 925 milhões passam fome. São avassaladores estes números, não são? E reparem, de 6 em 6 segundos morre uma criança com fome... no fim de eu escrever este post quantas crianças não morreram? Dá que pensar.
E depois li esta notícia:
"Não foram apenas os oito prémios arrebatados por Lady Gaga nos MTV Video Music Awards que fizeram com que a cantora ficasse nas bocas do mundo. No centro das atenções estava o vestido feito de carne de vaca."

Será que eu li bem? Vestido de carne de vaca de Lady Gaga???? Foi mesmo verdade, esta super-estrela foi assim vestida aos MTV Video Music Awards!! Um vestido feito de carne de vaca!! Isto é normal? Cabe na cabeça de alguém? Nada mais nada menos do que um vestido feito com 25 Kgs de bifes de vaca! Isto é ou não uma parvoíce? Ela até tem umas músicas engraçadas... mas é preciso muito mais que isso para ser uma verdadeira estrela. Estes 25 Kgs de bifes de vaca podiam evitar que algumas das crianças que morrem de 6 em 6 segundos de facto morressem... era pelo menos uma ajuda.
Uns com tanto e outros com tão pouco... e a média dá que estamos todos bem não é? Pois é... mas uns morrem à fome e outros andam vestidos de carne de vaca... (ainda estou boqueaberto por escrever um post sobre alguém que se vestiu com carne de vaca!)

P.S. - Quantos segundos demorei eu a escrever este post? Mais de 6 segundos concerteza...e mais 6... e mais 6... e mais 6... e mais 6... e mais 6...

4 comentários:

Rita disse...

Este teu post fez-me lembrar algo que um professor disse na primeira aula de estatística quando referiu que a média dava quase sempre valores enganadores, fazendo uma analogia com comida também.

Quanto a essa senhora, nem tenho palavras... Espero que tenha ficado com o cheiro da carne tão entranhado que nem com lixívia a coisa passe =P

INES N. disse...

Um dos teus melhores posts. Eu não gosto nem nunca gostei de Lady Gaga (só o nome é ridículo). E esta notícia ainda me faz gostar menos.

Sôzinha disse...

Estes números são impressionantes!
Quanto à Lady Gaga gosto dela, tanto que tenho ali, bem guardadinho, o meu bilhete para ir ao seu concerto. Ir aos MTV Video Music Awards com um vestido de carne de vaca?! Era escusado!

Catarina Gomes disse...

Bem correndo o risco de ser linchada por estes lados eu até gosto de La Señorita Gaga...acho-lhe piada, sei lá! As músicas têm a extraordinária capacidade de nos ficarem na cabeça durante dias...relativamente à maneira de vestir acho que cada um faz as figurinhas que quiser, qual Zé Castelo Branco! Lady Gaga diz que as suas vestimentas têm todas uma mensagem, mas ó Gaga, foste longe demais não achas? também não acho que estes 25 Kg de carne (mais uns quantos que tenham sido desperdiçados na execução) fizessem a diferença neste escândalo que é a fome no mundo...se todos os americanos comessem um quarto do que comem e mandassem o resto para estas crianças, aí sim penso que se faria a diferença...enfim para mim esta atitude da Lady Gaga vem no seguimento da cultura e postura dos States em relação à fome no mundo! Ah já agora o nome da Lady Gaga ao que parece é inspirado na música dos Queen "Radio Gaga", uma das preferidas desta "cantora" (com letras minuscula e entre aspas).