Images

Hoje é 11 de Setembro


Hoje é dia 11 de Setembro, a data acima identificativa da data do post não deixa duvidas. Esta data já tem um simbolismo tão próprio que até salta à vista... 11 de Setembro.

É o 9º aniversário do esmagador atentado às Torres Gémeas, um acontecimento que chocou o Mundo. Talvez o evento que mais chocou o Mundo desde sempre, tirando o Holocausto obviamente. E agora eu vou ao meu baú de recordações e relembro o que estava a fazer quando isto sucedeu, acho que todos nós nos lembramos do que estávamos a fazer neste preciso dia do ano de 2001. Eu estava a trabalhar no Montijo, um dia normalíssimo e que foi interrompido pelas incríveis imagens que a televisão transmitia, narradas pelo José Rodrigues dos Santos. Incrível o momento da queda das Torres... uma a uma... completamente esmagador! Recordo o momento em que a 2ª Torre caía em directo e o Zé relatava: "aqui estão novamente as imagens da queda da Torre... não... é... é a 2ª Torre a caír...". Marcou-me!

Mas este 11 de Setembro não é só recordado pelo atentado às Torres... sim, voltando às minhas recordações de infância, lembro de ter 5 aninhos e ver algo aterrador... imagens de comboios em chamas... montes de ferros e corpos carbonizados a serem retirados dos escombros. Estávamos em 1985... 11 de Setembro... e foi quando aconteceu o maior acidente ferroviário da história do nosso país, foi em Alcafache. Um Sud-Express embateu com um Regional que vinha da Guarda, um cenário dantesco que recordo muito bem, e que hoje vejo o quão grave foi.

Será que o 10 de Setembro não pode passar directamente para 12???

Post triste este... mas real...

Atentado às Torres Gémeas 2001


Alcafache 1985

7 comentários:

coruja disse...

Eu tinha 3 anos aquando do acidente de Alcafache, por isso não me lembro. Tinha 18 no dia do atentado das torres gemeas, por isso lembro-me perfeitamente: tinha acabado de fazer um exame de Francês, chego a casa por volta das 18:00 e a minha mãe diz-me para ver a televisão. Recordo-me perfeitamente. E foi também nesta data, em 1973, que se deu o golpe de estado no Chile, que marcou a ascensão de Pinochet, um dos piores assassinos do século XX. Se fores à Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/11_September) podes ver muitas outras coisas que aconteceram a 11 de Setembro no mundo inteiro ao longo dos séculos.

Sôzinha disse...

Do acidente de Alcafache é impossível ter recordações, pois ainda não tinha nascido.
Do atentado às Torres Gémeas lembro-me muito bem. Quando soube do que estava a acontecer 8através do rádio), estava dentro do carro no parque de estacionamento do AKI. Estava lá à espera do meu pai que tinha ido comprar qualquer coisa, mas nunca mais vinha. Depois, quando cheguei a casa, liguei a tv para ver o que já tinha ouvido. E fiquei chocada com o que estava a ver...

Raúl Paiva disse...

Pois é. E foi precisamente no dia 11 de Setembro de 2001, que partiu Cláudio Serra...
Um jogador que até fez um percurso interessante nos escalões secundários do nosso futebol.

jiboia disse...

Eu estava em Beja no atentado as torres...apartir desse dia Beja mudou...

Rita disse...

Do acidente do Alcafache não me lembro. Acho que ainda vagueava noutra galáxia ou coisa assim :P

No 11 de Setembro de 2001... tinha ido para a escola. As aulas ainda não tinham começado, nem me lembro do que fui lá fazer mas quando cheguei a casa e vi aquilo nem estava a perceber nada. Só mais tarde tive noção. Inevitavelmente, é um dia cheio de carga negativa.

S* disse...

Um dia com um passado sinistro.

LSantos disse...

eu estive lá... espero que não haja mais gente a ver o que eu vi...
dantesco!
a minha mãe, enfermeira de profissão, estava em casa, foi logo para o hospital, não fosse haver a necessidade de terem de ir para lá feridos. não foram. ficaram por Mangualde e Viseu. não sei se foram para mais algum.